03/09/2014

Aquele "negócio" que enrolamos no pescoço - Parte II


Diferença entre Lenço, Xale, Keffiyeh, Shemagh, Lenço Árabe e Lenço Palestino



Nesta parte vou falar especificamente dos tipos de lenços e suas principais diferenças. Você vai ver que estas variam de acordo com certas questões culturais, dimensões ou simplesmente por causa da criatividade na hora de criar um novo lenço ou na hora de usá-lo. Ah, mas então você quer dizer que xale e esses dois nomes estranhos no título do post são lenços? Isso mesmo.

Embora algumas pessoas não tenham o costume de usar o xale enrolado no pescoço como uma echarpe, por exemplo, que, de fato, daria para usá-lo desta forma mesmo em seu tamanho grande, apenas dobrando-o. Vou falar dele neste post por pertencer a classe dos lenços aproveitando assim para responder as dúvidas de algumas pessoas.


Lenço

O Lenço geralmente é feito de um pedaço de tecido quadrado que pode possuir vários tamanhos e funções diferentes como os lenços de bolso usados, por exemplo, com propósito de higiene pessoal como assoar o nariz ou limpar as mãos. Há também os lenços descartáveis, que são feitos de papel para este mesmo fim.

O lenço pode ser feito de seda, crepe, cetim, etc., e pode ser estampado, liso, bordado, etc., além de poder possuir vários tamanhos diferentes. Dessa forma pode ser usado como adorno para o pescoço, para a cabeça, para a bolsa, o braço, etc. Ele se difere dos demais por ser usado mais como adorno do que como proteção para determinada coisa.

Abaixo algumas imagens de lenços com diversas interpretações fashion e alguns modos diferentes de serem usados:


Fotos de Lenço. Fonte: imagens retiradas da internet.


Xale

O xale é uma espécie de manta comumente encontrada em formato triangular grande o suficiente para dar a volta nos ombros com o objetivo de abrigar o indivíduo do frio. Pode ser encontrada em tamanhos bem grandes para abrigar o corpo todo ou grande parte dele. Normalmente confeccionado de lã e/ou seda.

Ele tem origem oriental, mas foi adotado por muitas etnias ocidentais. E devido à diversidade cultural dessas etnias e a tecnologia, hoje encontramos xales de diferentes tipos de design de superfície: com estampas feitas por todo o tipo de técnica (estamparia digital, silk, pintura a mão, etc) e todo tipo de bordado. Com franja de todos os tipos, sem franja. É possível encontrar xales quadrados, com o objetivo de usa-lo dobrado em forma triangular.

Nós estamos acostumados a vê-lo no guarda roupa da vovó, em filmes, series e peças de teatro mexicanas, italianas, espanholas, de época, etc., e também de ter visto nas brasileiras sendo muito usado por personagens da mini série "A Casa Das Sete Mulheres" e em algumas novelas. Você também pode ter visto, nas ruas, geralmente sendo usados por ciganos, por jovens descolados, em shows de dança cigana, flamenca, do ventre, etc.

O xale assim como o cachecol é usado com o objetivo de se proteger do frio, mas são diferentes devido aos seus formatos e local/forma de uso. E embora também seja usado com o objetivo de adorno como a echarpe, eles se diferenciam também pelo formato e local/forma de uso.

Abaixo algumas imagens de xales com diversas interpretações fashion e maneiras diferentes de serem usados:


Fotos de Xale. Fonte: imagens retiradas da internet.

Keffiyeh, Shemagh, Lenço Árabe e Lenço Palestino

Keffiyeh ou Shemagh é um lenço étnico usado pelos homens no Oriente Médio. Ele é tradicionalmente quadrado, de 1,5 a 2 metros de cada lado, feito de algodão ou lã ou ainda com ambos misturados. Pode ter franja ou não assim como pode ser estampado (xadrez) ou não. É usado como um véu geralmente por cima da cabeça e/ou em volta dela deixando apenas os olhos ou o rosto ou parte do rosto aparecendo, cujo objetivo é se proteger do sol, da poeira e areia sopradas pelo vento.

O Keffiyeh é conhecido aqui no Brasil como lenço árabe e/ou palestino. Estamos acostumados a vê-lo em noticiários, nos jornais, em filmes, seriados, etc., sendo usados por Shakes, príncipes, parlamentares, cidadãos, nômades, terroristas, guerrilheiros, etc.

O Keffiyeh difere-se dos demais devido a todas estas questões étnicas e culturais comentadas anteriormente, mas mesmo assim prefiro reforçar que embora seja usado com o objetivo de proteção e adorno como os demais, a maior diferença pra mim é que ele é usado para um tipo de proteção diferente. Ele é mais usado para proteger do sol, da areia, da poeira do que especificamente do frio.

Abaixo algumas imagens de keffiyeh para ilustrar uma das maneiras de como ele é usado no Oriente Médio.


Fotos de Keffiyeh com uso étnico. Fonte: imagens retiradas da internet.
Hoje em dia, para nós ocidentais, a moda trouxe o Keffiyeh como mais um objeto de adorno e proteção para o frio de maneira bem estilosa com vários tipos de estampas diferentes e ainda misturando estampas mais modernas a estampa tradicional xadrez usada pelo povo do Oriente Médio.

Abaixo você verá algumas das diversas interpretações fashion para mostrar como ele é comumente usado por nós, ocidentais:

Fotos de Keffiyeh com uso fashion. Fonte: imagens retiradas da internet.

















   




Não leu a primeira parte do post?
Clique no link:Aquele negócio que enrolamos no pescoço - Parte I

Você sabia dessas diferenças? Deixe um comentário e me conte, vou adorar saber.

*A construção dos posts do blog são de autoria da Designer Jessika Dantas. As informações utilizadas na construção dos textos geralmente são encontradas através de pesquisas em fontes concretas como livros acadêmicos, dicionários de moda e sites confiáveis somado ao conhecimento da mesma adquirido na sua vida acadêmica e experiências profissional e pessoal.


Jéssika Dantas



E aí, gostou do post? Comente e compartilhe.


Em caso de dúvidas, perguntas, etc., entre em contato. Você pode fazer isso através dos comentários do próprio post ou indo na página de contatos do blog.

Um comentário:

Olá, leitor (a)!
Por gentileza, deixe um comentário. Ele é muito importante para o andamento do blog. Deixe registrado a sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.

Não se esqueça de deixar marcada a opção "Notifique-me" para ser notificado (a) quando eu responder o seu comentário.

Ah! E, por favor, não ofenda nem desrespeite ninguém.
Lembre-se do Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza, Amor gera amor..." Não propague o ódio seja ele gratuito ou não.

Agradecida!
xoxo

Jessika Dantas

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo