03/09/2014

Diferença entre Pashmina e Cashmere



Hoje vou esclarecer uma grande questão. Muitas pessoas se confundem quando o assunto é pashmina ou cashmere. E procurar por informações sobre é um pouco complicado porque há vários sites e blogs que passam informações diferentes, que se contradizem e que além disso passam informações erradas.

Talvez não intencionalmente, mas com certeza por simplesmente acharem que suas fontes de informação encontravam-se corretas. Pois é, isso acontece com frequência. Inclusive, isso acontece também em livros. Já li livros em que o próprio autor se confundiu e acabou se contradizendo. É como falei, acontece.

Bom, para que você entenda melhor estes apontamentos vou explicar primeiro o que é cada um, vou falar sobre a diferença entre eles e indicar alguns motivos para tanto equívoco.

Pashmina e Cashmere 

Ambos, são fibras de lã de uma raça específica de cabra, Changthangi Goat, nativa das grandes altitudes do Himalaia. Estas fibras podem ser utilizadas puras ou misturadas a outros tipos de fibras para a composição dos fios que serão usados na fabricação de tecidos. Estes tecidos são muito macios com toque suave e agradável por serem produzidos de maneira artesanal (feitos à mão). São utilizados na confecção de lenços, xales, estolas e outras peças para adorno ou proteção contra o frio.


Foto de Changthangi Goat, também conhecidas como Pashmina Goat ou Cashmere Goat. Uma raça de cabra cujo pelo é utilizado como matéria prima, (fibra de cashmere/pashmina), para a confecção de um tecido  específico. Para quem não sabe, a palavra cabra significa goat em inglês. Fonte: imagens retiradas da internet.

Principal Diferença

A diferença entre Pashmina e Cashmere é o diâmetro (espessura) da fibra. As fibras de Pashmina são mais finas, em termos de espessura e qualidade, que as fibras de Cashmere. Por isso a Pashmina é usada para fazer ornamentos e vestes mais leves como lenços de pescoço e echarpes bem fininhas.

Tentei buscar imagens que mostrasse de alguma forma essa diferença. E  de tudo o que foi possível encontrar, dentre das alternativas, escolhi estes dois novelos de lã abaixo:

A esquerda imagem lã de Cashmere. A direita imagem de lã de Pashmina.  Imagens retiradas da internet.
Ambos possuem descrição no próprio novelo dizendo que são feitos de 100% de cashmere. Porém, a diferença entre um e outro é que na imagem da direita a descrição diz que este novelo é feito de 100% de cashmere superfino. Este cashmere super fino que é chamado de pashmina. Viu? É confuso até para quem o produz e o cormercializa. rs... Mas pare um pouco e observe as imagens.

Note que a imagem denominada pashmina tem uma aparência mais fina, brilhosa, sedosa e com maciez diferente da imagem intitulada cashmere, na esquerda. Esta possui uma aparência menos sedosa, menos brilhosa, mais grossa, porém, também macia.

Procurei imagens que pudessem mostrar em detalhe a etiqueta de alguns produtos feitos destes materiais de maneira que você pudesse ver também a trama do tecido um pouco melhor. Observe nas imagens abaixo:     

A esquerda detalhes de peças feitas de cashmere. A direita detalhes de peças feitas de pashmina.                            
Fonte: imagens retiradas da internet.
Vou pontuar aqui algumas diferenças que podemos notar ao observar as imagens acima. As imagens à esquerda, em ambas, o produto aparenta ter uma lã mais grossa do que nas imagens da direita. Mesmo que a lã da imagem da direita baixo seja mais grossa que a imagem da direita cima, ela ainda é mais fina do que as lãs das imagens da esquerda.

Portanto, nestas imagens é possível notar a diferença comentada anteriormente sobre a espessura da fibra, que por consequência acaba interferindo na espessura do fio e também na qualidade e aparência dos produtos.

Outro ponto comentado que dá para notar com bastante facilidade nas imagens acima é que quando a pashmina é misturada a seda, (vide imagem da direita cima comparando-a a imagem da direita baixo), o produto torna-se ainda mais fino, suave, delicado e com aparência menos rústica.

Nas imagens a seguir você também poderá observar e encontrar absolutamente todas as diferenças citadas anteriormente. Desta vez vendo as peças por inteiro e em uso. 


À esquerda um sweater feito de cashmere. Ao centro e à direita echarpes feitas de pashmina.              
Fonte: imagens retiradas da internet.

Principais Enganos


Atualmente as palavras Pashmina e Cashmere têm sido usadas muito livremente e equivocadamente. Muitas peças que foram confeccionadas de fibra natural, como o algodão, por exemplo, e/ou sintética estão sendo vendidas como Cashmere ou Pashmina. Criando assim uma enorme confusão no mercado, confundindo desde consumidores, vendedores e até fornecedores. Vou destacar aqui alguns destes equívocos para que você entenda melhor o porque desta confusão.


Alguns vendedores chegam a vender uma echarpe dizendo que é pashmina, trocando o nome echarpe por pashmina quando, na verdade, deveriam dizer que é uma echarpe feita de pashmina.

Desta forma o consumidor leva pra casa uma peça "criada pelo mercado" quando a peça que foi intitulada de pashmina já possui um nome próprio. Muitas vezes a peça em questão nem possui pashmina em sua composição. O mesmo acontece com o cashmere.

Com todo este engano as pessoas que não sabem ou não conhecem o produto acabam aprendendo errado e passando adiante a informação errada, gerando uma bola de neve de desinformação cada vez maior.

Portanto, agora você já sabe que se você comprar uma echarpe, um lenço ou qualquer outra peça que venha escrito na etiqueta a palavra Pashmina ou Cashmere é porque o tecido da peça em questão é feito deste material. E que o nome da peça é qualquer outro menos estes.

Entendeu a diferença entre pashmina e cashmere? Você já sabia ou também ficava perdido no meio de tanta confusão? Deixe o seu comentário e me conte, vou adorar saber.




   *A construção dos posts do blog são de autoria da Designer Jessika Dantas. As informações utilizadas na construção dos textos geralmente são encontradas através de pesquisas em fontes concretas como livros acadêmicos, dicionários de moda e sites confiáveis somado ao conhecimento da mesma adquirido na sua vida acadêmica e experiências profissional e pessoal.


Jéssika Dantas



E aí, gostou do post? Comente e compartilhe.


Em caso de dúvidas, perguntas, etc., entre em contato. Você pode fazer isso através dos comentários do próprio post ou indo na página de contatos do blog. 

10 comentários:

  1. Caramba, eu nunca soube a diferença. super esclarecedor. Adorei!!.. senti que estava estudando hahaahahah

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. Quando me fizeram essa pergunta eu também não sabia, então não pude responder. Com o surgimento da ideia do blog, acabei lembrando dessa pergunta. Pesquisei e criei o post. Como gostei da pesquisa devo ter sido técnica demais ao fazer a matéria. hauhauahuahaua... Vou procurar fazer posts mais dinâmicos.

    Jessika Dantas

    ResponderExcluir
  3. Gente, nem sabia a diferença! o_O Bem legal o post.

    ResponderExcluir
  4. Matéria muito interessante. Acabei de chegar de uma loja, onde o vendedor falou que a "pashmina" era de "cashmere" kkk Equivocadamente. Obrigada, post muito bom....

    ResponderExcluir
  5. Opaaa!!! Obrigada pelo esclarecimento, vou postar lá na página!! https://www.facebook.com/Mini-Magna-Tamanhos-Especiais-869036726551769/?ref=aymt_homepage_panel#

    ResponderExcluir
  6. "Matéria muito interessante. Acabei de chegar de uma loja, onde o vendedor falou que a "pashmina" era de "cashmere".

    Mas é exatamente isso o que a matéria fala. A pashmina é feita com fibras de cashmere superfinas. Comumente é misturada à seda, dando mais brilho e leveza.

    ResponderExcluir
  7. Agora consegui tirar minha dúvida! Obrigada! Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    É sempre bom aprender, não sabia disso e hoje mesmo comprei uma echarpe e a moça me falou que é um cashmere...

    ResponderExcluir

Olá, leitor (a)!
Por gentileza, deixe um comentário. Ele é muito importante para o andamento do blog. Deixe registrado a sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.

Não se esqueça de deixar marcada a opção "Notifique-me" para ser notificado (a) quando eu responder o seu comentário.

Ah! E, por favor, não ofenda nem desrespeite ninguém.
Lembre-se do Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza, Amor gera amor..." Não propague o ódio seja ele gratuito ou não.

Agradecida!
xoxo

Jessika Dantas

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo