08/09/2014

Casal Hard Rock

     
                    
Fotos: Caroline Dantas. Edição: Jéssika Dantas Fonte: arquivo pessoal.
Preciso falar sobre esse casal ai acima, na foto, que vi na fila de um show de rock em que minha irmã e eu estávamos, há dois anos. E devo lhe avisar que caso você não goste de ler... não siga adiante. Agora, se gosta de ler, vá em frente e depois não se esqueça de deixar a a sua opinião nos comentários.
      
Bom, primeiro preciso que você entenda que para ir a um show de rock não é necessário ir caracterizado, muito menos fantasiado de absolutamente nada. Nem mesmo ir vestido exatamente como a banda se vestia na época em que mais fez sucesso, isto se for uma banda de uma outra época.

Você provavelmente sabe que o conceito de fantasia refere-se ao ato de fantasiar-se de algo para uma ocasião específica e que seja necessário o seu uso, como em uma festa à fantasia, um show de humor, algo temático, etc., eventos desse tipo.

Você também precisa entender que o casal em questão não estava fantasiado, embora houvesse algumas pessoas de rosto pintado imitando a pintura facial do seu integrante da banda favorito. Afinal o show era do KISS e não poderia ser diferente, mas volto a afirmar: o casal não estava fantasiado. Nem de rosto pintado.

Geralmente em shows de rock é comum ver as pessoas usando jeans e camisas pretas com estampa da banda principal ou da banda de abertura, ou até mesmo de outras bandas ou artistas. E o que acabei de descrever foi exatamente o que vi. Um mar de gente em filas vestidas desta forma, só que como disse a pouco era show do KISS e havia algumas pessoas de rosto pintado.

Tudo absolutamente normal. Uma multidão com única identidade. Mesmo que muitos ali tivessem personalidades e gostos diferentes, ao olhar rápido você você acaba vendo sempre o mesmo rosto quando na verdade todos são diferentes. E ninguém quis optar por realçar a sua diferença, por valorizar a sua diferença.

Então, vamos ver se você consegue achá-los na fila? Não se preocupe, vai ser fácil e rápido, pois quando as fotos foram tiradas ainda era cedo e a maior parte do público ainda não havia chegado ao local do evento e a fila estava pequena ainda. Observe a foto abaixo:

Foto da fila do show do KISS no HSBC Arena, Rio de Janeiro.
Foto: Caroline Dantas. Edição: Jéssika Dantas. Fonte: arquivo pessoal.




  

















Bom, uma coisa bem óbvia que a foto acima e a foto abaixo mostram é exatamente o que falei sobre como costumam se vestir para ir aos shows de rock o público que frequenta esses eventos: jeans e camisa com estampa de banda. Também dá para notar o perfil de uma ou outra pessoa pintado. 

Foto da fila do show do KISS no HSBC Arena, Rio de Janeiro.
Foto: Caroline Dantas. Edição: Jéssika Dantas. Fonte: arquivo pessoal.



  

















    Mas então, conseguiu encontrar o casal que mencionei em uma dessas duas fotos acima? Bom se você conseguiu, parabéns, realmente estava fácil. Mas se não conseguiu vou facilitar para você.

Agora, nas fotos abaixo, com a ajuda das setas vermelhas você deve conseguir achá-los na fila com mais facilidade, caso ainda não tenha feito. Na foto esquerda acima o casal não estava de fato na fila, estava passando por uma brecha para poder chegar na fila que de fato estavam. Na foto da esquerda baixo o casal encontra-se na fila. E na foto da lateral direita uma foto melhor do casal.

Fotos da fila do show do KISS no HSBC Arena, Rio de Janeiro.
Fotos: Caroline Dantas. Edição: Jéssika Dantas Fonte: arquivo pessoal.





   


















Na foto acima, especificamente a foto da direita, dá para notar melhor o estilo do casal. Se pararmos para observar, eles estão de jeans e com camisas de banda. No caso, a estampa da camisa dos dois se refere a banda principal que iria se apresentar no dia. Até aí, estavam iguais a todo mundo, mas como conseguiram se diferenciar de todos? Como conseguiram se destacar da multidão? Simples. Gosto pessoal, personalidade e estilo definem bem, mas vou falar melhor disso mais para frente.

Bom, eles adotaram um corte de cabelo bem específico da década de 80 deixando as madeixas mais naturais, porém volumosas. Adoro quando as pessoas que possuem cabelo cacheado ou ondulado assumem a beleza e naturalidade de seus cabelos. Inclusive, acho que a maioria quando toma essa postura se torna muito mais bonita do que antes pelo simples fato de estar bem consigo mesma. E vamos combinar que ver todo mundo de chapinha já se tornou algo cansativo.
Mas voltando ao assunto... tenho que destacar também a jaqueta de couro vermelho dela e sua meia arrastão com a bota vermelha com e o blazer com ombreira dele e sua bota tipo cowboy. Essas peças são simplesmente fantásticas e foram, de fato, uma ótima escolha para compor o look do casal.


Porque chamá-los de casal hard rock?

Porque obviamente eles gostam muito desse gênero de rock. Porque assim que vi os dois naquela fila lembrei automaticamente deste gênero de rock'n roll, que eu adoro!

O perfil estético no qual eles se inspiraram para construir o seu estilo pessoal foi muito usado entre as bandas deste gênero de rock e por atores e atrizes e outras pessoas na própria década de 80 se estendendo um pouco até o começo da década de 90. O que automaticamente também me fez lembrar de duas pessoas em específico que viraram ícones na década de 80:

 1- ele me lembrou o David Coverdale, vocalista da banda Whitesnake;

 2- ela me lembrou a Jennifer Beals quando interpretou um dos personagens mais icônicos de sua carreira, inclusive, da própria década, a queridíssima, fashion, irreverente e cheia de atitude, Alex ou Alexandra Owens do filme Flashdance de 1983.

Calma, gente! Eu disse apenas que eles me lembraram estas pessoas nesta determinada época e não que são iguais ou parecidos. rs...Entenderam? Apenas lembraram...

Algumas pessoas exageravam muito mais em algumas influências específicas deste perfil outras menos gerando estilos diferentes mas que tinham uma certa unidade estética permitindo assim que hoje pudéssemos definir um perfil estético para este gênero de rock daquela época. Posso falar mais sobre isso, mas vai ter que ficar para um outro post. Este aqui já está quilométrico! rs...
    

E aí, gostou do estilo? Acha que tem a ver com você?
Sempre quis ter esse estilo ou algo parecido mas nunca soube como?

Bom, antes demais nada você deve pesquisar, conhecer cada ponto importante sobre a década em questão, o estilo e as bandas de hard rock e usar da criatividade e do bom senso para buscar elementos em que você possa se inspirar e incorporar no seu gosto pessoal, que tenha a ver com a sua personalidade, para assim compor o seu estilo pessoal diferindo assim o seu dos demais.
Esse é o primeiro e enorme passo que você tem para dar.


Onde posso encontrar peças como essas, iguais ou semelhantes?

Bem, se você não teve a sorte de herdar dos seus pais, tios ou algum outro parente o jeito é procurar em brechós. Ou esperar que a moda volte, que os fashion designers decidam se inspirar nessa década mais uma vez e nos presenteie com peças novas e interpretações modernas dessa época.

A bota estilo cowboy e o Ray-Ban estilo clássico são fáceis de encontrar no mercado nacional e internacional  e com grande variedade de modelos, pois são peças atemporais além de serem sempre reeditadas. Exemplo de lugares onde pode encontrar esses produtos à venda: em vários sites de compras pela internet e em algumas lojas ou franquias. Inclusive, se souber garimpar também é possível encontrá-los em brechós.
A meia arrastão e as camisas com estampa de banda você encontra em sites de compra e venda na internet, em shoppings populares. Você também poderá encontrar a meia arrastão em lojas especializadas em lingerie. E sobre as camisas o mesmo.
O jeans pode ser qualquer um que você tenha no armário, novo, velho ou customizado. 
   

Porque esse casal destacou-se da multidão?

Embora pareça óbvio para muitas pessoas, para outras não é tão óbvio assim. Eles destacaram-se da multidão justamente por fugir à regra, por estar diferente de todo mundo.

Ao valorizar a sua personalidade, o seu gosto pessoal, o seu estilo de vida, acabaram mostrando, talvez não intencionalmente, que o indivíduo deve ter a consciência do quão é importante para si mesmo compreender-se e conhecer-se o suficiente de modo a sentir-se livre. Deixando assim que a sua diferença aflore a ponto de transparecer, na sua aparência, no seu estilo, no ato de vestir-se.

Quando estas questões refletem dessa maneira, é impossível não enxergar o brilho que emana da pessoa, porque ela está feliz consigo mesma.
O conjunto desses fatores fazem com que a pessoa se destaque dos outros, (da multidão) chamando a atenção, os olhares para si, mesmo que essa não tenha sido a sua intenção.
O mais importante é ser você mesmo, em sua mais pura essência, mesmo que isso signifique que você é diferente dos ouros. Até, por quê, caso você não saiba... bom, você é. Ninguém é igual ao outro mesmo, não é?



Meus apontamentos finais...

Este casal me chamou a atenção não porque eles realmente estavam se destacando de todos que estavam na fila para o show, mas sim por eu gostar muito de hard rock e de algumas "coisas" dos anos 80.

Bom, e, obviamente, porque a imagem que eles representam pra mim... (parando agora para pensar em minha profissão, para o meu olhar profissional e crítico de fashion designer; de estilista; de eterna estudiosa e observadora do comportamento e da personalidade humana; do gosto pessoal; da identidade própria, no que diz respeito ao quesito vestir ou vestir-se)... seja algo verdadeiramente especial.

Uma maneira, talvez, de provar o meu ponto de vista, de que realmente não é necessário ser igual a todo mundo (como eu mencionei a pouco), de que para seguir a maré tenhamos que ser um cardume com rostos iguais, roupas/estilos iguais ou similares, andar no mesmo passo com a mesma marcha.
Afinal, ainda não existe predador maior que o ser humano. Porque ser diferente é super normal. E ser diferente também pode ser algo extremamente fashion e cool.


   *A construção dos posts do blog são de autoria da Designer Jessika Dantas. As informações utilizadas na construção dos textos geralmente são encontradas através de pesquisas em fontes concretas como livros acadêmicos, dicionários de moda e sites confiáveis somado ao conhecimento da mesma adquirido na sua vida acadêmica e experiências profissional e pessoal.


Jéssika Dantas



E aí, gostou do post? Comente e compartilhe.


Em caso de dúvidas, perguntas, etc., entre em contato. Você pode fazer isso através dos comentários do próprio post ou indo na página de contatos do blog.

2 comentários:

Olá, leitor (a)!
Por gentileza, deixe um comentário. Ele é muito importante para o andamento do blog. Deixe registrado a sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.

Não se esqueça de deixar marcada a opção "Notifique-me" para ser notificado (a) quando eu responder o seu comentário.

Ah! E, por favor, não ofenda nem desrespeite ninguém.
Lembre-se do Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza, Amor gera amor..." Não propague o ódio seja ele gratuito ou não.

Agradecida!
xoxo

Jessika Dantas

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo