13/05/2015

Poncho, como usa?

Fonte: Imagem retirada da internet. Edição: Jessika Dantas
Não há mistério algum em como usar um poncho, mas mesmo assim algumas pessoas ainda erram, e você vai entender o por quê. O poncho, em geral, é uma peça grande, vai cobrir boa parte do que você estiver vestindo. Então opte sempre por peças básicas quando for escolher o que irá usar por baixo do poncho, seja blusa, camiseta ou vestido.

Pra quem é plus:

O poncho é algo grande, com um certo volume, então não precisa se preocupar se ele vai te deixar "gorda" ou não. Não, não vai. Todos irão perceber que está usando algo grande e com volume. Mas se mesmo assim ainda ficar "encucada" com essa possibilidade em mente, você também sempre poderá optar por usar um poncho de espessura mais fina, como um poncho de malha ou lã fina.


"Ah, mas eu sou gordinha, tenho as pernas grossas"...
"Eu não sou gordinha, mas tenho as pernas grossas"...

O que falei anteriormente serve para ambos os casos. E a questão da perna grossa você pode resolver da seguinte maneira: você pode optar por peças que possuem recortes estratégicos que auxiliam na ilusão de redução e/ou alongamento da silhueta.

Abaixo, imagens de modelos plus size usando poncho:
Fotos: exemplos de modelos plus size usando poncho. Fonte: imagens retiradas da internet.
Edição: feita especificamente para uso do blog.
Foi difícil, mas encontrei essas quatro lindas moças plus size usando poncho!

Notem que elas estão muito bem vestidas, cada uma com seu estilo. Porém, todas optaram por ponchos que terminam na altura dos quadris ou próximo a eles. Todas estão com calças bem justas. Isso valoriza a silhueta plus. Nada mais bonito do que uma curva bem valorizada, não?

Nestes exemplos temos ponchos  de lã e malha finos. Eles dão uma aparência de leveza e pouco volume. Portanto, não houve a impressão de que as moças a cima parecem vestir um tamanho maior do qual elas realmente vestem.

Pra você que é plus size... continue lendo o post, mais a frente haverá dicas que podem lhe ser úteis. Aproveite. ^_^



Pra quem gosta da cintura bem marcada:

"Ele vai me cobrir muito, eu gosto que minha cintura esteja sempre bem marcada."
Você pode solucionar esse problema de uma forma muito simples: basta usar um cinto, faixa ou fita em volta da sua cintura natural, por cima do poncho. Lembrando sempre de deixar o espaço do braço folgado para lhe facilitar os movimentos. Desta forma você poderá usar o poncho e ainda ter a cintura bem marcada, como gosta.

Abaixo, exemplos que mostram maneiras diferentes de usar o poncho com cinto:
Fotos: exemplos de como usar poncho com cinto. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
A moça da primeira foto da esquerda para a direita possui a estatura baixa/mediana. Observe que ela optou por usar um salto baixo, jeans bem justo e o cinto por cima do poncho um pouco acima da linha da natural da cintura. Estes quesitos deram uma alongada nas pernas dela, reduzindo um pouco o tronco. O cinto por cima do poncho pode ser um belo truque para quem quer aproveitar a ilusão de alongamento de silhueta. O mesmo ocorre nas outras três fotos.

A segunda foto da esquerda para a direita, a moça em questão utilizou o mesmo artifício do cinto na altura natural da cintura e o salto alto para alongar as pernas. Nesta foto você pode ver o mesmo efeito só que em vez de calça justa temos uma saia reta com altura até o meio da coxa.
"Ok, mas porque o efeito de alongamento parece maior na primeira foto? "
Bom, temos que levar em conta o angulo de cada foto e o zoom, a primeira foi tirada de mais longe e a segunda de mais perto. A segunda mulher também é mais baixa e possui as pernas mais grossas.
"Ah, então a perna fina da impressão de silhueta mais alongada?" 
Sim, ajuda muito.

Na terceira foto, da esquerda para a direita: a diferença é exatamente a mesma entre a primeira foto e a segunda, só que a perna dessa moça é um pouco mais grossa que a moça da segunda foto.
Observe pela panturrilha: como ela está com uma legging preta fica um pouco mais difícil de encontrar a diferença, mas ela está lá. E esse é o grande truque desse look.

Na quarta foto, a moça está usando o cinto bem mais acima do que as moças das outras fotos, e ela optou por usar uma bota de cano alto. Isto favoreceu muito esse "alongamento" das pernas.


Pra quem tem a estatura baixa e mediana:

Se você tem a estatura baixa, não deve usar ponchos muito compridos e sempre optar por usar algo na parte de baixo bem justo e algo que possa ajudar a alongar a sua silhueta.
Por exemplo: você pode usar um short, com ou sem meia calça, e uma bota de cano alto. Quanto mais alto o cano, mais alongada a sua perna parecerá.

No Lugar do short você pode optar por usar uma legging daquelas bem poderosas de fio grosso que levantam tudo e não ficam transparentes quando está no corpo. Você ainda pode escolher usar uma calça jeans dessas que possuem stretch na composição do jeans.

Se você tem a estatura mediana você não precisa se preocupar. Mas, caso tenha alguma dúvida, caso se sinta insegura, lembre-se que você está no meio termo. Você pode usar todas as dicas deste post a seu favor, caso queira usar esses pequenos truques tanto para alongar quanto para reduzir a sua altura.

Abaixo, imagens de pessoas com estatura baixa e mediana usando poncho:
Fotos: exemplos de tipos e formas diferentes de usar poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
Nas fotos acima, pessoas de estatura baixa e mediana com pernas grossas. Sim, grossas, mesmo se a panturrilha for fina a coxa pode ser grossa. Ou se preferir, um pouco grossas.

Na primeira foto da esquerda para a direita, a moça da foto é de estatura bem baixa. Optou por usar calça jeans bem justa, bota de cano curto com salto alto, poncho xadrez bem colorido. Ela fez quase tudo certo, mas o poncho poderia ser mais curto e a calça deveria ser mais comprida pegando por cima da bota, já que é de cano curto. Isso alongaria mais a perna.

A segunda foto, a moça escolheu um short curto, um poncho fino, transparente, curto na frente, largo e comprido nas laterais... não devia estar muito frio nesse dia... ajuda na ilusão de alongamento das pernas. Esse tipo de poncho, fino, feito de renda ou crochê, também pode ser usado como saída de praia. Fica bem bonito.

Na terceira foto, temos a Sandra Bullock usando poncho curto, na altura do quadril. É um poncho com uma lã mais grossa, e esse tem mangas... é praticamente uma jaqueta-poncho. Ela tem a estatura mediana e pernas grossas. Note que a calça é da mesma cor da bota, e a calça vai por dentro da bota. A calça podia ser mais justa.

A quarta imagem, temos uma moça muito elegante, usando a jaqueta-poncho da Louis Vuitton. Pra alongar as pernas ela optou por usar saia reta preta curta, meia calça preta e salto bem alto.

Lembre-se, sempre: a cor preta ajuda a dar a 'ilusão' de redução de larguras. Por isso a moça da quarta imagem optou pela meia calça preta, para ajudar com a coxa grossa. E o sapato e a saia pretos para ajudar no alongamento da perna.
Se ela optasse por usar um outro tipo de poncho, mais curto na frente, ou um cinto na altura da cintura natural, o efeito de alongamento da perna seria mais notado.


Fotos: exemplos de tipos e formas diferentes de usar poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
Nas quatro fotos acima, as moças em questão possuem a perna fina. E como já foi comentado anteriormente esse fator ajuda muito para quem quer parecer mais alta.

Na primeira foto, temos Sarah Jessica Parker usando um poncho curto e calça jeans bem justa.

A moça da segunda foto, de estatura baixa, usa um poncho curto, de bico em V com franjas um vestido curto de moletom fino de mangas compridas, bota de cano alto. Botas de cano alto ajudam muito no "alongamento" das pernas, como já comentei anteriormente. O fato dela ter a perna fina, torna mais fácil impor essa ilusão de alongamento.

Na terceira foto, a moça de estatura baixa usa o poncho aberto na frente para mostrar melhor a calça jeans de cintura alta. Qualquer peça de cintura alta vai dar uma alongada na sua perna. Se a calça não tivesse dobrada na barra ajudaria mais nessa questão.

A moça da quarta foto, de altura mediana, usa um poncho curto com calça bem justa e bem comprida.

Fotos: exemplos de tipos e formas diferentes de usar poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
A moça da primeira foto da esquerda para a direita optou por escolher um poncho fino, leve e curto, para valorizar mais o jeans justo. Como ela é uma pessoa de baixa estatura, ela fez uma ótima escolha, evitando assim que parecesse mais baixa do que realmente é.

Na segunda foto, a moça é de estatura mediana quase alta. Note que o poncho dela é mais comprido, vai mais abaixo do quadril, mas ainda mostra bem as pernas e a bota de cano longo. Dessa forma ela deixa a longa mais o tronco e encurta um pouco as pernas.

A moça da terceira foto da esquerda para a direita fez o mesmo que a moça da segunda foto, só que a calça podia ser mais justa. Ela tá parecendo ser bem mais baixa do que é.

Na quarta foto da esquerda para a direita, a moça escolheu um poncho bem comprido para usar, mas ela o usa aberto. Note que ela usa uma jaqueta de couro por baixo. O jeans não é tão justo, está folgado, mas ela tem a perna fina. Escolhi essa foto porque o look dela tá meio bagunçado, ela não se preocupou muito se iria parecer mais baixa ou mais alta do que é e está bem vestida.


Pra quem tem a estatura alta:

Se você é uma pessoa alta, não precisa se preocupar com a altura do poncho. Mas se você não gosta da sua altura, se não gosta de aparecer tão alta você pode fazer o oposto da pessoa que possui baixa estatura. Pode optar por botas de cano curto, pode usar peças com mais volume na parte de baixo, jeans sem ou com pouco stretch, bem mais folgados e grossos. Se gosta de usar a cintura marcada, opte por usar essa marcação numa altura mais abaixo da sua cintura natural. A tal da cintura rebaixada.

Agora, se você é uma pessoa alta e gosta da sua altura ou até gostaria de ser mais alta, você pode aproveitar as dicas que comentei mais acima para as pessoas de baixa estatura para parecer mais alta.

Abaixo, imagens de pessoas altas usando poncho:
Fotos: exemplos de pessoas de estatura alta usando poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
Observe as fotos acima. Eu escolhi fotos de modelos de passarela para que você pudesse entender melhor uma coisa: note que os ponchos são grandes longos... passam batido da altura do quadril e as mulheres ainda têm pernas! E elas não parecem ser mais baixas! Porquê? Por que são altas. Porque o tronco está alongado e mesmo encurtando as pernas, elas ainda têm muita perna. Então, entre todas as estaturas, as pessoas altas não tem o que se preocupar. A não ser que não gostem de serem altas.


Pequena brincadeira:

Agora que eu já te dei as dicas de como usar um poncho de acordo com a sua altura e falei um pouco por alto sobre alguns truques que podem ser usados em diferentes tipos físicos... prometo fazer um post mais detalhado sobre isso depois... vou mostrar melhor, com uma pequena brincadeira, o porque você deve tomar cuidado com o tamanho do seu poncho e com o que você usa para a composição do look, ok? Participe.

Nas imagens abaixo, temos três combinações erradas e uma certa. Dê uma olhada nas imagens, pense um pouco e tente descobrir o quê e o por quê está errado e o mesmo vale para o certo. Dica super importante: use tudo o que aprendeu até agora com este post e, principalmente, use o bom senso. Depois leia meu comentário logo abaixo da foto:
Fotos: exemplos de erros e acertos ao usar um poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
Começando da esquerda para a direita... gente, ela quase acertou. Foi por pouco. A única coisa que tenho a comentar é que o poncho podia ser mais curto. Ela é uma pessoa de estatura baixa, ao cobrir os joelhos ela parece ser mais baixa do que realmente é.

A segunda, da esquerda para a direita... essa acertou. Ela é bem alta, por isso a mistura da saia e poncho longos não ficou ruim. Pelo contrário, ficou muito bom. Uma pessoa de baixa estatura ao fazer essa combinação encolhe. Parece ser mais baixa do que realmente é.

A terceira, da esquerda para a direita... Ela parece ser de estatura baixa/mediana e muito magra. É evidente que o poncho está muito grande pra ela, Tanto no comprimento quanto na largura, quase uma túnica árabe. Não parece que ela pegou um cobertor fino ou uma colcha e se enrolou?

A quarta da esquerda para a direita... gente, sem comentários.

Portanto, o resultado foi:
Fotos: exemplos de erros e acertos ao usar um poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
E aí? O resultado foi o que você pensou? Foi diferente? Ficou com dúvidas sobre alguma foto? Vamos lá, participe. Deixe sua opinião nos comentários do post.


Voltando ao assunto... pra finalizar o post:

Bom, independente de qualquer coisa, o fato é: o poncho é a peça chave do seu look. Ou seja, por mais simples que ele possa ser, é ele que sempre deve chamar mais atenção no look. Nunca as outras peças. Você deve ter em mente que as outras peças, sempre, devem ser secundárias. "Sério? Mesmo que a calça que esteja usando seja toda bordada ou de couro e chame muito a atenção e o poncho seja liso?" Sério. Mesmo assim ele ainda irá chamar mais atenção por causa do comprimento, do volume e do movimento.
              
    Observe estas questões nas fotos abaixo:
Fotos: exemplos de tipos e formas diferentes de usar poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.


Fotos: exemplos de tipos e formas diferentes de usar poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.

Fotos: exemplos de tipos e formas diferentes de usar poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
Fotos: exemplos de tipos e formas diferentes de usar poncho. Fonte: Imagens retiradas da internet.
Edição: feita exclusivamente para o uso do blog.
Nas fotos acima, as moças estão muito bem vestidas. Cada uma com seu gosto, seu estilo. Essas fotos também te ajudam a ver outras formas de usar um poncho.
Formas, volumes, movimentos, cores, padrões, texturas, estampas, franjas... muitos fatores diferentes que contribuem para que o poncho seja a peça chave do look e desfoque qualquer outra peça fantástica que esteja usando para compor o look. Então não esquente muito a cabeça, escolha peças básicas para usar por baixo do poncho.

Agora que você já sabe como usar um poncho, não precisa ter medo de comprar aquele poncho que você tanto gostou e desejou ter. Ah, você sabe, aquele que você viu na loja ou na internet... pensou em comprar, mas não sabia como usar. Se ia combinar com as roupas que tem em casa. Aproveite que a estação mais elegante está se aproximando, o inverno, e use e abuse do poncho!

Fuja um pouco da jaqueta, do casaco, de todo inverno. Não seja igual a coleguinha do trabalho, do ônibus, do trem, do metrô, da casa ao lado, da balada. Seja diferente, inove. Você vai gostar.


*Lembre-se: evite usar blusas e vestidos que tenham algo que pode acabar prendendo no poncho e puxando fio, como correntinhas, taxinhas, pedraria, etc., principalmente se o poncho for feito de lã. 



    **A construção dos posts do blog são de autoria da Designer Jessika Dantas. As informações utilizadas na construção dos textos geralmente são encontradas através de pesquisas em fontes concretas como livros acadêmicos, dicionários de moda e sites confiáveis somado ao conhecimento da mesma adquirido na sua vida acadêmica e experiências profissional e pessoal.


Jéssika Dantas



E aí, gostou do post? Comente e compartilhe.


Em caso de dúvidas, perguntas, etc., entre em contato. Você pode fazer isso através dos comentários do próprio post ou indo na página de contatos do blog.

5 comentários:

  1. amei estou fazendo um poncho de croche pois ganhei uma linha cinza linda mais n fazia ideia de como usa-lo muito obrigada amei o post S2

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que te ajudei de alguma forma, Selenya Chan! Se tiver mais alguma dúvida sobre moda e afins, me mande. Quem sabe sua dúvida não vira um poste bem legal e informativo como este?

    Admiro muito as pessoas que fazem trabalhos manuais. Quando seu poncho ficar pronto, me mande uma foto, se quiser. Vou adorar ver como ficou!

    Desculpe a demora em responder seu comentário, andei meio sem tempo esse ano. Mas estou preparando várias matérias novas e em breve o blog terá posts novos.
    Siga o blog nas redes sociais, sempre aviso por elas quando há um post novo ou se inscreva no blog para receber por e-mail notificações sempre que houver um post novo.

    Fique ligada, vem muita novidade por aí!
    Um grande abraço!
    Jessika Dantas

    ResponderExcluir
  3. Mas e qndo vc compra um bem fininho q parece de seda rendado só pq acho lindo e agora como usar? Só em uma festa?

    ResponderExcluir

Olá, leitor (a)!
Por gentileza, deixe um comentário. Ele é muito importante para o andamento do blog. Deixe registrado a sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.

Não se esqueça de deixar marcada a opção "Notifique-me" para ser notificado (a) quando eu responder o seu comentário.

Ah! E, por favor, não ofenda nem desrespeite ninguém.
Lembre-se do Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza, Amor gera amor..." Não propague o ódio seja ele gratuito ou não.

Agradecida!
xoxo

Jessika Dantas

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo