17/02/2017

Customização de Jaqueta - D'ERICK

Customização de Jaqueta de farda feita para o figurino do cantor, compositor, coreógrafo e dançarino D'Erick.


Em 2015 tive o prazer de conhecer essa pessoa linda, positiva e batalhadora que é o D'Érick, um cantor, compositor, coreógrafo e dançarino brasileiro. Ele me procurou porque precisava dar uma revitalizada na jaqueta de uma velha farda que ele tinha, ele também queria incrementá-la de modo que pudesse usá-la em seu figurino de uma forma mais versátil. 

Após passar pelas minhas mãos, D'Érick a usou em seus shows, em peças de teatro e em desfiles no carnaval. Agora convido você para conhecer um pouco do processo de criação da customização. 


Inspiração

Ambiência com as referências de inspiração usadas por Jessika
Embora algumas pessoas comparem a jaqueta de D'Érick a alguns figurinos de Michael Jackson, não foi exatamente essa a inspiração que usei para a customização.
Como referências de inspiração para a criação da customização, para chegar a algo próximo do que o 
D'Érick queria usei alguns exemplos das fardas militares da realeza. Me inspirei, especificamente, nas fardas militares da realeza britânica moderna e nas fardas de Dom Pedro I e Dom Pedro II.
A vestimenta do príncipe encantado da Cinderela, a versão da animação da Disney, também foi usada como referência. (Vide imagem ao lado).
Os figurinistas do Rei do Pop, provavelmente, beberam da mesma fonte: uniformes militares da realeza.

O Processo de Customização

Operações realizadas:
  • Revitalização de tecido
  • Troca de botões 
  • Confecção de ombreiras 
  • Aplicação de correntes
  • Estilização de corrente: trançado e mix de tons de ouro
A jaqueta estava em bom estado, mas um pouco amarelada. Antes de iniciar o trabalho de customização precisava revitalizar o branco do tecido e a única maneira seria fazer o seguinte processo de lavagem: lavar, clarear com alvejante e lavá-la novamente. Se não tivesse obtido o resultado que D'Érick e eu queríamos, a única alternativa seria tingir o tecido. Mas não foi necessário, a farda ficou branquinha novamente e sem manchas do tempo, então pude começar o trabalho de customização.

Como, na época, não consegui encontrar no mercado uma ombreira no tamanho e formato que eu queria para servir de base para a nova ombreira que iria confeccionar apelei para a criatividade. Gosto bastante de trabalhar com reutilização de material. Então, pensando em sustentabilidade e em reciclagem e em como adoro pegar algo que jamais seria usado na confecção de roupas e justamente usá-lo para isso, peguei uma garrafa de amaciante e usei de base para as duas ombreiras.

Claro que tive que cortar a garrafa e moldar com a tesoura os dois pedaços que eu iria usar. Depois coloquei bastante peso em cima dos pedaços para tirar um pouco o formato arredondado que eles tinham. Enquanto isso, no formato da base das futuras ombreiras corte uns retalhos de um tecido similar ao da jaqueta e coloquei algumas taxinhas de metal dourado e deixei de lado.

Troquei os botões originais da jaqueta por botões dourados. Peguei algumas correntes e as trancei e as costurei no ombro da jaqueta. Então peguei os dois pedaços que cortei da garrafa e "encapei" com o tecido de taxinhas e rebites dourados e costurei o tecido. Então fiz o acabamento das ombreiras com as correntes, primeiro envolvi e costurei a corrente de ouro velho em volta das taxinhas, dei algumas voltas. Depois cortei algumas correntes em um mesmo tamanho e as coloquei penduradas na ombreira.
Pra finalizar coloquei algumas correntes presas na corrente trançada no ombro de modo que pudessem dar a volta em baixo do braço da jaqueta da frente para traz. Fiz o mesmo com algumas correntes que trancei as transformando em uma só. E para dar um toque final coloquei uma nova corrente trançada nas costas, de um ombro ao outro. 

Conheça um pouco do trabalho de D'Érick





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, leitor (a)!
Por gentileza, deixe um comentário. Ele é muito importante para o andamento do blog. Deixe registrado a sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.

Não se esqueça de deixar marcada a opção "Notifique-me" para ser notificado (a) quando eu responder o seu comentário.

Ah! E, por favor, não ofenda nem desrespeite ninguém.
Lembre-se do Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza, Amor gera amor..." Não propague o ódio seja ele gratuito ou não.

Agradecida!
xoxo

Jessika Dantas

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo