03/09/2014

O que é Estola?

                      

Todo inverno sempre tem alguém que tem um evento, uma festa, para ir e às vezes a roupa que escolhem para usar não possui proteção alguma para o frio. É aí que vem as dúvidas: o que devo colocar por cima? Um casaco? Uma echarpe? Um xale? Mas será que essas coisas combinam? Além destas dúvidas, surgem muitas outras. Indecisos, o último recurso é, perguntar para alguém, pedir um conselho sobre o que fazer, o que escolher, etc.

Muitas pessoas, entre parentes, conhecidos e amigos, me procuram pedindo ajuda. Geralmente, dou muitas opções e falo sobre as vantagens e desvantagens de cada uma. O que mais ouço quando sugiro a estola é: estola? O que é isso? Alguns ainda dizem: aquele negócio que o padre usa? rs...

Percebi que é uma dúvida de muitas pessoas e achei que seria interessante colocar aqui estas dúvidas e explicar o que é estola e a diferença da estola de uso fashion para a estola sacerdotal.

Estola


Originalmente feita de pele de raposa, a Estola de uso fashion é uma peça retangular usada em volta dos ombros com objetivo de adorno e proteção contra o frio. Atualmente pode ser encontrada feita de pele de animais que possuem bastante pelo, de pele sintética, de couro, couro sintético, lã, malha ou tecido plano. Geralmente é usada com trajes de gala, como por exemplo, por cima dos vestidos longos de festa.

A Estola se estabeleceu na moda durante a década de 50 ficando muito popular devido aos filmes e principalmente entre as atrizes de Hollywood, pois virou referencia de elegância e poder. Mas aqui no Brasil a estola ficou popular mesmo na década de 60 entre a alta burguesia, pelo menos até meados da década. E eram usadas em sua maioria de pele de animal.

Hoje em dia a estola não é muito popular, também, né, devido a todo este histórico de pele de animal... Enfim... ainda bem que existe a tecnologia que nos proporciona a pele sintética, o couro sintético e etc., assim podemos usar esta peça maravilhosa e nos sentir poderosas e seguras (sem frio) em situações especificas sem problemas de consciência e sem incentivar a caça de animais e os maus tratos aos mesmos.

Abaixo, exemplos de estolas para uso fashion:


Fotos de estolas. Fotos: imagens retiradas da internet.

Estola Sacerdotal

É um tipo de paramento litúrgico muito usado pelos sacerdotes cristãos e cerimônias e/ou ritos específicos. É constituída por uma faixa retangular de tecido cujas extremidades podem ser retas ou podem ampliar para fora. O centro da estola é colocado na nuca deixando as duas pontas sobre o peito chegando até próximo dos joelhos. Em alguns casos é transpassada num dos ombros tendo as pontas unidas num dos lados do ventre.

Abaixo, exemplos de estola sacerdotal:


Fotos de estola sacerdotal. Fonte: imagens retiradas da internet.

Agora já sabe o que é estola, né? Aprendeu a diferença entre os tipos de estolas? Já usou alguma vez? Deixe seu comentário e me cone como foi... vou adorar saber.

    *A construção dos posts do blog são de autoria da Designer Jessika Dantas. As informações utilizadas na construção dos textos geralmente são encontradas através de pesquisas em fontes concretas como livros acadêmicos, dicionários de moda e sites confiáveis somado ao conhecimento da mesma adquirido na sua vida acadêmica e experiências profissional e pessoal.


Jéssika Dantas



E aí, gostou do post? Comente e compartilhe.


Em caso de dúvidas, perguntas, etc., entre em contato. Você pode fazer isso através dos comentários do próprio post ou indo na página de contatos do blog.

2 comentários:

Olá, leitor (a)!
Por gentileza, deixe um comentário. Ele é muito importante para o andamento do blog. Deixe registrado a sua opinião, dica, elogio, critica ou sugestão.

Não se esqueça de deixar marcada a opção "Notifique-me" para ser notificado (a) quando eu responder o seu comentário.

Ah! E, por favor, não ofenda nem desrespeite ninguém.
Lembre-se do Profeta Gentileza: "Gentileza gera gentileza, Amor gera amor..." Não propague o ódio seja ele gratuito ou não.

Agradecida!
xoxo

Jessika Dantas

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo